sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

UM LÍDER NATO


A história política de Ipirá é marcada por personagens que deixaram escrito seu nome. Aqui sempre me reservei ao direito de nunca evocar o nome de meu avô Silvestre Carneiro, líder político de oposição ao jovem médico Delorme Martins. Silvestre, mesmo com seu posicionamento político severo, não escondia o respeito por seu adversário político Delorme Martins devido à sua posição de respeito para com todos.
Ipirá hoje perde mais um líder. Indubitavelmente o mais carismático.
Delorme Martins tem em toda a sua trajetória política, a marca de um líder que buscou sempre manter seu grupo unido, mesmo nos raros momentos de perda do poder.
Prefeito de Ipirá na década de 60, tornou-se um dos mais expoentes políticos do interior baiano. Respeitado por seus seguidores e adversários por seu posicionamento firme na defesa dos interesses de Ipirá.
Morre hoje, 04 de fevereiro de 2011, Delorme Martins da Silva, político, pai, esposo, e irreparável amante da medicina.
Mesmo tendo adotado a postura de combate ao grupo político de Dr. Delorme Martins, não poderia furtar-me, neste momento de expressar a minha comoção por sua partida.
Foram 92 anos de experiências, lutas, inúmeras vitórias e algumas derrotas.
Mas, sobretudo, fica marcado para mim o exemplo de civilidade, honradez, e devoção à profissão que ele abraçou com afinco.
Delorme Martins da Silva deixa escrito seu nome na nossa história e na mente daqueles que amam e defendem a terra chamada Ipirá.
Á sua esposa, Professora Catarina, aos filhos, netos e demais familiares, meus votos de profundo pesar e a certeza de que Ipirá jamais esquecerá daquele que tanto lutou e fez por seu povo.
ADEUS DELORME MARTINS....

6 comentários:

Lilian Simões disse...

Ivo, eu estava querendo esta foto e acabo de copiar aqui!!!Ah e também roubei sua idéia pra finalizar meu post, só disfarcei um pouco pra não ficar muito na cara kkkk achei bem legal a colocação de que ele escreveu sua história na mente do povo.
Valeu,Ivo!Abraço!

Admiradora disse...

Ivo parabéns pelo post.Isso mostra o seu caráter reto e idôneo.Mostra que vc sabe diferenciar a política do lado humanitário.Vc ganhou minha simpatia com esse post.Passei a te admirar,aliás, é tradição de sua familia a cordialidade e o respeito a todos, que diga a Professora Ivone Barretto e seu honrado pai de quem vc herdou e soube honrar o nome o Dr. Ivo Barretto.
Delorme de fato estará para sempre em nossa memória.

Alguem disse...

Ivinho esse post você escreveu com a alma.Não sabia que admirava tanto a pessoa do MESTRE Delorme.
Fiquei surpreso...
Parabéns.

Ivo Barretto disse...

Foi pelas mãos de Delorme que cheguei ao mundo.Na Praça da Bandeira onde hoje está a Casas Freire.Minha admiração e respeito a esse grande líder se sobrepõe às nossas divergências políticas.
Para mim será sempre um exemplo de dignidade e honradez.

núbia galvão disse...

meu querido irmão, faço minhas suas palavras em relação ao Dr. Delorme.
Tb nasci nessa mesma casa e vim ao mundo pelas mãos desse grande homem e médico, minha mãe Silvandira Carneiro o admirava e eu tb...
parabéns!! vc é bem neto de Silvestre Carneiro.. rss
bjs

Alberto Pires disse...

Amigo Ivinho,

Quem é o campeão dos campões?
É o DELORME!
Essa canção eternizou-se em nossas memórias...
Ele foi campeão em dignidade...
Ele foi campeão em caráter...
Ele foi campeão em lealdade para com seu povo...
Ele foi campeão em vitórias políticas...
Ele foi campeão em saber recomeçar com suas perdas...
Ele foi campeão em amores possíveis e imagináveis...
Ele foi campeão em estender as mãos aos que estavam em busca de um Ipirá melhor...
Ele foi campeão em unir personalidades diferentes por uma única causa: IPIRÁ...
Ele foi campeão em resistência com o seu enorme coração que teimava em seguir batendo...
Ele foi campeão em ignorar as atitudes mesquinhas dos opositores...
Ele foi campeão em saborear cada instante que a vida lhe deu com sua família...
Ele foi campeão em abraçar as oportunidades que a maturidade lhe proporcionava...
Destemido, atual, intrigante, lenda, mito...
Delorme teve vários apelidos, Mestre, Homem dos braços cruzados, Dédeu dentre outros, não importa como o chamavam mais todos sabiam a importância desse nome, ele foi sem duvida a personalidade mais marcante que houve nessa cidade, com ele nosso pacato Camisão transformou-se em IPIRÁ.
Em uma entrevista que fiz em 07 de junho de 2009 fiz a seguinte pergunta:
Como quer ser lembrado na posteridade?
R-Como eu realmente sou. Um convencido que participou do desenvolvimento de Ipirá. E que essa vontade de querer o bem dessa terra nunca se perca com a posteridade.


Muita Luz

Alberto Pires